Aos professores: Quais marcas emocionais queremos deixar?

Foto Autor Post por Daniele Passos

Penso a educação como um campo de possibilidade para despertar a curiosidade e consequentemente a aprendizagem. Sem desejo de aprender não é possível ocorrer a aprendizagem.

 

Claro que nossa capacidade cognitiva, capacidade de concentração e atenção são muito importantes. Hoje podemos contar com muitos  diagnósticos e métodos que contribuem com aqueles que têm algum distúrbio ou dificuldade de aprendizagem.

 

Porém, do que adianta tanta tecnologia do ensinar se não conseguimos  despertar em crianças e adolescentes o desejo por aprender? Ou despertar o desejo por superar as dificuldades?  Como disse a poetiza Adélia Prado: “Do que adianta eu ter um banquete, se não tenho fome?”.

 

Além do conhecimento teórico, pedagógico, psicopedagógico, neuropedagógico, disponíveis em livros e cursos de atualização e especialização, penso ser muito importante o desejo por ensinar. E diria: Do que adianta tanto conhecimento científico se não temos o desejo de ensinar. A profissão do educador tem a mesma importância da função materna suficientemente boa, pois os professores recebem em suas salas de aula crianças em tenra idade  e é através deste olhar e capacidade amorosa que as crianças vão descobrir o mundo do conhecimento, e até mesmo ter a motivação necessária para superar suas dificuldades. Um professor que investe em seus alunos, investe em marcas emocionais que serão levadas para a vida toda.

 

Vejam bem, não estamos dizendo que o professor deve fazer o papel da família, assumindo funções de educação moral, disciplina, respeito, responsabilidade ou valores. Estes quesitos devem e são de responsabilidade de cada família.

 

O que queremos enfatizar é que o papel do professor vai além de se instrumentalizar  intelectualmente para estar com seus alunos. Mas sim, ser motivado pela paixão por estar com esses alunos.

 

A escola e os professores são o segundo laço social de toda criança.  O primeiro é a família. Sabemos que as marcas emocionais proporcionadas por uma família no período da primeira infância são muito importantes para o desenvolvimento psíquico. Assim, a escola não é diferente, pois recebe crianças muito pequenas em franco desenvolvimento emocional e corporal.

 

Por esse motivo, as marcas deixadas pelos professores serão carregadas por essas crianças por toda a vida.  Os primeiros professores são uma extensão da família emocional. Quem se lembra da sua primeira professora?  Como se lembra dela?  Provavelmente você não lembrará se ela tinha pós-graduação, se ela cumpria a apostila, se ela ensinava bem, ou o método que ela usava, até porque nenhuma criança consegue e nem deve ter esse grau de conhecimento. Mas lembraremos se ela era amorosa, chata, brava, calma, enérgica, se gritava, se era paciente ou não.

 

Por isso, estimado professor, questione sempre quais marcas você quer deixar para seus alunos, além do seu conhecimento escolar!

 

Agosto 2016