Atendimento online, Por que esta escolha?

Foto Autor Post por Daniele Passos

Desde 2013 comecei a vislumbrar a possibilidade de inserir o atendimento psicológico online  como  mais uma forma de prestação de serviço psicológico. Sou muito curiosa e desde então comecei a pesquisar e elaborar um caminho possível e viável. E agora, 2016, me senti pronta para concretizar este projeto que a cada dia ganha mais força dentro de mim. Muitos questionamentos me vieram à mente, tais como: É ético atender via internet? É válido? Não é muito impessoal? Onde ficam os afetos? Como o sigilo pode ser garantido? Quais situações inusitadas eu posso enfrentar? O que meu conselho de profissão pensa sobre isso? O que eu penso sobre isso? Como fica o setting terapêutico? A quem posso ajudar disponibilizando este serviço? A quem posso prejudicar? Como posso garantir a qualidade, a ética e o conhecimento científico aos pacientes? Como fica a questão do vínculo terapêutico?

 

Acredito que a grande maioria dos psicólogos deva fazer estes tipos de questionamentos, ou pelo menos eu espero que façam, pois nossa formação não nos ensina a atender via computador, celular, tablet, etc. Somos ensinados a atender em consultórios, hospitais, clinicas, escolas, instituições bem estabelecidas e socialmente solidificadas.

 

Porém, há algum tempo que não podemos mais ignorar que existe uma rede social e digital, que a cada dia ganha mais força, numa velocidade surpreendente, onde a oferta de relações, produtos e serviços estão cada vez mais fortes e solidificadas. A meu ver, o mundo digital está cada vez mais real. Real no sentido que as pessoas já incorporaram este modelo de vida com certa naturalidade. Hoje compramos pela internet com um medo menor de ser lesado, temos grupos de família, amigos da faculdade, escola, trabalho, onde as reuniões e encontros são virtuais. Escolas renomadas oferecem cursos, atualizações, especialização através de plataformas especifica que não deixam a desejar. Pode-se viajar pelo mundo sem sair de casa! Existe uma infinidade de aplicativos para facilitar nossa vida com apenas um clic. As crianças pequenas já estão habituadas a assistir a desenhos infantis através dos tablets e smartphones. A TV aberta não oferece mais manhãs de programas infantis, como no meu tempo, a solução: a inserção dos pequenos no mundo digital.

 

Diante dessa realidade virtual, cada vez mais real, me questiono como a psicologia pode ser inserida de maneira ética e profissional. E me deparei com as regras já estabelecidas pelo Conselho Federal de Psicologia que normatiza e fiscaliza a atuação dos psicólogos. Achei ótimo! Estamos avançando!

 

Então, passei a questionar esta ética dentro de mim! O que penso sobre tudo isso? É possível uma relação psicologicamente ser construtiva? Ao ler alguns artigos, ao passar pela experiência de fazer alguns cursos de atualização, via computador, em tempo real, com alguns profissionais da saúde renomados, senti que esta relação é possível. Fiquei realizada pela possibilidade de assistir algumas aulas, com autores que admiro sem sair de casa! E poder ouvir, falar, perguntar, me deu uma sensação de vida! Senti, pela minha experiência, que pode ser possível. E essa experiência pessoal, foi a cereja do bolo, para que este projeto pudesse se tornar realidade.

 

Apesar das maravilhas do mundo virtual nos levar para muito além da porta de saída de nossas casas, não posso deixar de esclarecer que o atendimento online não substitui, de forma alguma, o atendimento presencial. O atendimento presencial é importantíssimo e, ainda, é a melhor opção. Porém, penso que algumas pessoas, que necessitam de orientação profissional, que são muito tímidas, que têm curiosidade de conversar com um psicólogo, mas que não tem coragem de marcar uma consulta e ir até um consultório, podem se beneficiar deste encontro virtual e ajudar a desmistificar a função do psicólogo. Acredito que o atendimento online possa ser uma possibilidade desmistificadora.  Além disso, pode beneficiar pessoas impossibilitadas de se locomover temporariamente, auxiliar em assuntos pontuais que as pessoas necessitem de um profissional para orientar.

 

Resolvi escrever este texto como forma de me tornar mais próxima e afetiva do leitor, para que os mesmos se habituem ao meu modo de escrever e conversar. Todos são bem-vindos em nosso site! Desfrutem dos textos e áudios que virão! Aqueles que necessitarem, estou a disposição para o atendimento online. Todas as normas e regras estão no link especifico. Abraços a todos!

 

MAIO/2016